A principais ações para gestão de equipe
Se atualmente você tem a tarefa de liderar uma equipe ou de gerenciar equipes externas, esse artigo irá ajudar com os principais temas que os líderes e gerentes de equipes de campo necessitam para ter uma gestão de equipe externa mais produtiva e motivada.
Otimize a gestão de equipe na distribuição de tarefas
A principal prioridade na gestão de equipe de campo é a distribuição de tarefas. Não importa o quão habilidoso você seja, com uma equipe engajada e com os papéis bem definidos, você pode conseguir muito mais: é importante que você delegue de maneira eficaz!
A distribuição de tarefas bem-sucedida começa com a comunicação, por isso, como primeiro passo, você precisa explicar qual é o papel e as metas da sua equipe. Uma boa maneira de fazer isso é montar um planejamento de metas que defina o objetivo da equipe e como ela funcionará. Isso ajuda a organizar a nova equipe e também é útil para trazer sua equipe já existente de volta no caminho, se não estiver performando.
A partir disso você pode pensar nas habilidades, experiências e competências de sua equipe e começar a associar as pessoas às tarefas.
Leia nosso artigo sobre alocação de tarefas para saber mais sobre como fazer isso e descobrir como lidar com os desafios da gestão de equipe e como gerenciar as lacunas entre os conjuntos de habilidades.
Motive sempre sua equipe
Outro fator importante na gestão de equipe é que o gestor precisa criar um ambiente favorável à integração e ao trabalho coletivo. Dessa maneira, a equipe se sente disposta e estimulada a buscar um determinado objetivo.
Nessa perspectiva, o líder de gestão de equipe tem um papel importantíssimo e delicado diante da equipe, pois possui a responsabilidade de criar meios para que as pessoas sintam-se engajadas ao grupo e ajam de maneira proativa para realização de tarefas e metas.
Como o trabalho de motivação pode ser desafiador, o líder de gestão de equipe não deve se esquecer de elogiar as pessoas. Segundo Sheila Bethel, duas dicas são importantes: “Elogie em público – Corrija em particular” e “Encontre maneiras de elogiar todo seu pessoal não privilegiando apenas um integrante da equipe”.
Assim toda a sua equipe terá retorno das ações feitas e terão elementos para correção de falhas durante a execução de ações.
Utilize a tecnologia de um software para a gestão de equipe de campo
Uma das tarefas mais complexas na gestão de equipe de campo é supervisionar todas as ações do seus funcionários. O uso da tecnologia facilita o gerenciamento das atividades externas executadas em campo.
Com o IClass FS, é possível gerenciar toda a equipe operacional de forma eficiente, organizando os tipos de atividades externas, como ordem de serviço, chamados, entregas e manutenções.
Seus técnicos ou colaboradores terão todas as informações na palma da mão, mais do que apenas um calendário com os serviços agendados. O aplicativo do IClass FS elimina a necessidade da sua equipe externa de atender uma ordem de serviço com o uso de papel ou planilha, oferecendo uma plataforma completa para a gestão de equipe.
O aplicativo garante acesso a todas as informações necessárias para a execução da atividade, tornando a troca de informações mais ágil e eficiente. A ordem de serviço é retornada para a retaguarda através do IClass FS, com todas as informações coletadas, como captura de imagens, checklist, consumo de materiais, alocação de equipamentos, ativos e até a assinatura digitalizada do cliente.
Não deixe de conhecer a IClass FS de perto, a apresentação é rápida, feita por vídeo, e pode ser ampliada de acordo com suas necessidades. Entre em contato conosco através do formulário abaixo e conheça os benefícios das nossas soluções através de uma apresentação online. Escreva no campo de mensagem os horários mais convenientes.
Treine sua equipe
Um dos desafios para ter profissionais qualificados e atualizados para os desafios diários é o treinamento da sua equipe.
As empresas estão enfrentando um mercado cada vez mais competitivo e clientes exigentes, portanto é necessário implementar práticas de aprendizado e desenvolvimento de habilidades fazendo que sua equipe esteja mais capacitada.
Invista em treinamentos EAD
Existem diversas plataformas que facilitam o aprendizado da equipe, além de muitas delas possuírem certificações. Dessa maneira, sua equipe se torna cada vez mais qualificada e ainda oferece ao funcionário a oportunidade de se manter atualizado em relação ao mercado de trabalho.
Crie grupos de estudos e palestras internas
Criar uma rotina de palestras internas é uma maneira eficiente de nivelar o conhecimento da equipe. Selecione pelo menos um assunto que cada funcionário seja expert para que ele possa preparar um conteúdo rico e apresentar.
Dessa forma, um ambiente de troca é criado, gerando a oportunidade dos membros da equipe compartilharem conhecimentos.
Ofereça feedbacks regularmente
Há diversas pesquisas realizadas que comprovam a mehora do desempenho da gestão de equipe com a troca de feedback regular.
Não se contente em dar apenas um feedback, mostre a trilha de aprendizado necessária para esse profissional se guiar e entender como melhorar.
Melhore a comunicação com sua equipe
A comunicação é essencial para o sucesso da gestão de equipe. O gestor precisa ter isso como base para que sua equipe de campo seja organizada e bem estruturada.
No ambiente de trabalho, os profissionais não devem ter medo de expor suas ideias e o papel do gestor é garantir que todos se sintam confortáveis para falar.
Uma das vantagens de uma boa comunicação na gestão de equipe é o aumento da eficiência na realização de tarefas. Evitando o retrabalho por ruído de informação, é possível melhorar o alinhamento entre os colaboradores, gerando maior produtividade da equipe.
Para melhorar a comunicação com a equipe, veja algumas dicas:
- Tenha um quadro de informações para reforçar comunicados, metas, projetos e datas importantes.
- Faça reuniões objetivas e periódicas.
- Estipule as datas de eventos importantes para que a equipe possa se organizar previamente.
- Utilize um software de gestão de equipe para facilitar a comunicação.
- Mantenha um histórico do que já foi discutido e executado pela sua equipe.